Próximos passos (2023 e 2024)

Segundo semestre de 2023

A primeira fase da reforma curricular (alterações e atualizações das disciplinas optativas) está concluída no sistema Júpiter e os resultados podem ser vistos na grade curricular do Bacharelado em História:https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=8&codcur=8030&codhab=103&tipo=N. Essas atualizações e alterações terão vigência já para as matrículas realizadas à partir do segundo semestre de 2023 e todos os estudantes atuais poderão se matricular livremente nas novas disciplinas optativas, sem a preocupação de compor um trajeto pelos eixos ou percursos formativos, pois essa exigência valerá somente para as turmas que ingressarem à partir de 2024. Entre essas novas disciplinas optativas, estão Prática de leitura e escrita historiográfica I e II e Introdução à pesquisa III e IV.

Primeiro semestre de 2024

A segunda fase da reforma curricular (alterações nas disciplinas obrigatórias) terá vigência a partir do primeiro semestre de 2024. Uma das principais alterações, que será gradualmente implementada, consiste na diminuição da carga das disciplinas obrigatórias que atualmente contam com dois semestres obrigatórios (com exceção de Brasil Independente, que continuará a ter dois semestres obrigatórios, que passarão a se intitular História do Brasil Império e História do Brasil República). As disciplinas História Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, Brasil Colonial, Ibérica, Teoria e Metodologia passarão a ter um semestre obrigatório. Essa diminuição na carga de disciplinas obrigatórias valerá somente para os estudantes que ingressarem a partir de 2024. Sendo assim, os estudantes que ingressaram até 2023 precisam cumprir os dois semestres obrigatórios nas disciplinas mencionadas. Por essa razão, sugerimos que, na medida do possível, os atuais estudantes priorizem as disciplinas obrigatórias módulo II em suas matrículas. Essas disciplinas continuarão a ser ofertadas nos próximos anos, que serão de transição, do atual para o novo currículo.