Docentes Aposentados

Ana Maria de Almeida Camargo

 

 

 

 

Graduada em História pela Universidade de São Paulo 1996, com doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é Professora Doutora na  Universidade de São Paulo. Possui experiência em História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Sua linha de pesquisa compreende trabalhos relativos à arquivística,  documentação, periódicos, atividades junto ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e à imprensa brasileira. (Texto informado pelo autor)

Sala: I3
Email: amcamar@usp.br  amcamar22@gmail.com
Currículo Lattes
Linha de Pesquisa: Historiografia, documentação, Arquivística.  
 

Anita Waingort Novinsky

Anita

Nascida em Stachov, Polônia, naturalizada brasileira. Formada em Filosofia e livre docente pela Universidade de São Paulo. Fundadora e Presidente do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo, LEI e do Museu da Tolerância, a ser construído no Campus Universitário. Professora visitante em diversas universidades como Brown University; Rutgers New Brunschnik; Austin, Texas; “Directeur d’études” na Ècole dês Hautes Études em Sciences Sociales et Sciences religieuses, Paris. Ministrou palestras e seminários na Universidade de Tel Aviv, Israel; Universidade de Varsóvia; Universidade de Waseda, em Tóquio, entre outras.

 

http://lattes.cnpq.br/6147908319067580

 

Linha de Pesquisa

História da Cultura

Artigos

  • Inquisição. Cristãos Novos na Bahia. 11ª. Edição. Editora Perspectiva, São Paulo, 2007.
  • Gabinete de Investigação: uma “caça aos judeus” sem precedentes. Brasil-Holanda, séculos XVII e XVII. Editora Humanitas, São Paulo, 2007.
  • O Santo Ofício da Inquisição no Maranhão. A Inquirição de 1731. Editora Universidade Estadual do maranhão, São Luiz, Maranhão, 2006.
  • Inquisição: Prisioneiros do Brasil (séculos XVI-XIX). Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 2002.
  • Novinsky, Anita e Kuperman, (org) Ibéria Judaica. Roteiros da Memória. Editora Expressão, rio de Janeiro e EDUSP, São Paulo, 1996.
  • Novinsky, Anita e Carneiro, Maria Luiza Tucci; (org) Inquisição. Ensaios sobre Mentalidades, Heresias e Arte. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
  • O olhar Judaico em Machado de Assis. Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1990.
  • Inquisição: Inventários de bens confiscados a cristãos novos no Brasil. Editora Imprensa Nacional. Casa da Moeda, Lisboa, 1978.
  • The Myth of the Marrano Names.:
  • Padre Antônio Vieira, a Inquisição e os Judeus.

Carlos Roberto Figueiredo Nogueira

 

 

 

 

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor Titular da Universidade de São Paulo e Decano do Departamento de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade média, Portugal, Espanha, igreja, cristianismo e feitiçaria. Atualmente pesquisa o reinado de Pedro I de Portugal e a Crise do século XIV. Acadêmico correspondente da Academia Portuguesa da História, é coordenador do GEMPO, ligado à Cátedra Jaime Cortesão e integrado por pesquisadores da USP, UFRJ, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e l'Université de Poitiers/ Centre de Etudes Superieures de Civilisation Médiévale, cuja Linha de Pesquisa é "Poder e Relações de Solidariedade em Portugal Medieval" http://www.fflch.usp.br/cjc/gempo/ (Texto informado pelo autor)

Sala: O2
E-mail: crfnogue@usp.br
Curriculum Lattes
Linhas de Pesquisa: História Política, História da Cultura, Europa Medieval