Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura (In Memoriam)

Esmeralda Blanco B. de Moura é Bacharel (1971) e licenciada(1971) em História pela Universidade de São Paulo (1971), com mestrado (1977) e doutorado(1984) em História Econômica pela mesma Universidade. Professora aposentada do Departamento de História-FFLCH-USP. É, atualmente - e desde 1987 - orientadora de Mestrado e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH-USP.Sua atuação incide, principalmente, sobre os seguintes temas: história da infância, adolescência e juventude, história da mulher, história da cidade de São Paulo, história do trabalho, imigração. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica/FFLCH-USP e diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina-CEDHAL/FFLCH-USP, no qual exerce, atualmente, o cargo de Secretária Executiva. Coordenadora do GT de História da Infância e da Juventude - ANPUH-Nacional é, também, Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en America Latina - REHIAL, criada em abril de 2014 e de cuja criação participou. (Texto informado pelo autor)

Email:esmeraldamoura@usp.br
Linha de Pesquisa: Demografia, Escravidão e Trabalho Indústria, Tecnologia e Urbanização